A massagem desportiva possui uma vertente totalmente terapêutica. É usada principalmente em atletas, mas também em pessoas que exerçam muito esforço físico. Tem como objetivo atacar a dor causada por esse excesso de esforço, auxiliando a recuperar a produtividade e restaurar mais rapidamente o músculo. Outro objetivo (mais focado aos desportistas) seria o de evitar lesões, para isso existe a massagem desportiva pré-atividade (pré-treino) e pós-atividade (pós-treino).
Principais objetivos da massagem desportiva
- Aliviar o stress e a dor
- Aumentar o desempenho do atleta
- Evitar a fadiga
- Diminuir inchaços e tensão muscular
- Aumentar a flexibilidade
- Prevenir lesões
- Recuperar o corpo após treinos e exercícios
A massagem desportiva antes da prática esportiva é indicada para prevenir lesões e dores musculares, nos ligamentos e nas articulações e por isso está tão bem recomendada e indispensável dentre o público desportivo. Para isso, o massoterapeuta faz um estudo corporal do cliente desportista para ver qual massagem se adequa ao tipo de atividade desenvolvida pelo desportista. A partir deste estudo inicia-se a massagem.
Essas manobras ativarão a circulação sanguínea, eliminarão as toxinas da musculatura acumuladas de outras atividades anteriores e previnirão posteriores lesões e dores musculares.
A massagem desportiva antes da prática esportiva, através de movimentos mais lentos e profundos, tem a intenção de aliviar a tensão acumulada nos músculos. Desta forma, acelera a liberação de certos líquidos e toxinas, que são os responsáveis pela dor, como por exemplo, o ácido Lático (um dos causadores das cãibras), permitindo assim que o corpo volte ao seu funcionamento normal. Auxilia na redução da dor pós treino, nódulos de tensão e também possui efeito psicológico agregado. Nos casos de desporto com impacto (boxe, futebol, rugby, etc) é indicado depois de relaxar a musculatura, o choque de gelo. Este tipo de massagem está liberada a todos os atletas e amadores, sem exceção.