A anamnese nada mais é do que uma entrevista feita para que o profissional conheça o cliente, através de um questionário sobre históricos clínicos, familiares, fatores genéticos, intolerâncias a medicamentos ou alimentos, tabagismo, padrões de vida, atividades físicas, tratamentos a que está sendo submetidos etc.

É por esse motivo que muitas vezes o profissional não fornece o valor do pacote de imediato para o cliente, pois é necessário saber qual é a técnica que o cliente pode e deve receber. É aí que entra a anamnese. Esse procedimento é o principal instrumento para chegar a um diagnóstico de confiança.

Existem várias formas de se fazer uma anamnese. Segue as duas principais:

 

Anamnese livre: A ficha está em branco e o cliente conta à história do seu próprio problema. O profissional anota tudo que o cliente conta.

 

Anamnese dirigida: É a mais usada pelos profissionais da massoterapia e da estética. As perguntas já estão prontas e são abertas e fechadas, nela o profissional dirige as perguntas especificas ao cliente. Nesse método o profissional deve fazer perguntas simples, de acordo com o nível de entendimento do cliente, para que o entrevistado entenda com clareza.

 

Além da entrevista já pré-preparada para o cliente responder, é preciso fazer o exame físico, uma avaliação biométrica e alguns outros procedimentos. O exame físico deve começar pela investigação visual, procurando sinais. Depois a apalpação, que consiste no contato manual. Nessa parte a massoterapeuta/esteticista descobre o que a pele necessita (nutrição, hidratação, se está brilhosa ou opaca), o tipo do músculo, se há cicatrizes e, finalizando, com os testes de capacidade de seu cliente em relação a algum sistema do corpo dele.

O profissional deve entender bem de fisiologia, fisiopatologia e patologia a fim de entender o que causa isso no cliente. Buscando nos sistemas corpóreos o causador do distúrbio (pele, pelos, musculoesquelético, hematológico, manchas, sinais, cicatrizes,  por exemplo). 

A ficha é encerrada com o termo de Responsabilidade. O termo zela pela segurança do profissional quando ocorrer a omissão da verdade na entrevista de anamnese por parte do cliente, uma vez que o protocolo de atendimento é baseado nas informações declaradas – considerando as limitações e contraindicações.

A ficha de anamnese é o momento mais importante do atendimento ao cliente e é fundamental no seu tratamento.



Fonte:

http://www.bellaue.com.br

https://biomedicinaestetica.com.br


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Design & Programação por pattyrocker.