Psoas: o músculo da Alma

 




É conhecido como músculo da alma porque ele tem origem no corpo das vértebras lombares e faz uma diagonal, passando pelo abdômem, vindo para a anterior entre o quadril e o fêmur. Então, a anatomia dele mostra que ele faz uma trajetória comprida e é o único músculo que tem uma ligação, a origem de coluna e inserção no sistema locomotor, sendo que ele não tem nenhuma função exatamente para a coluna, mas influencia o sistema locomotor (perna, fêmur e quadril).

Outra característica especial, é essa passagem pelo abdômen influenciando todas as vísceras ou vice e versa. É um músculo grande, enervado, biarticular que passa por algumas refrações.

Os orientais, principalmente os chineses e os indianos (medicina Ayurveda), acreditam que no abdômen está concentrada uma grande carga de energia, se formos pensar como a Ayurveda da Índia, existem 4 dos 7 chakras que passam por essa região. Ou seja, a energia vital é influenciada e influencia o músculo Psoas.

O pensamento chinês também mostra que o baixo ventre (“triplo aquecedor”), principalmente para as mulheres, deve passar por uma atenção maior, em relação a invasão do frio, do vento, da umidade, da secura que influenciam essa região. Além disso, existe muita força nessa região, em especial nas mulheres. Prova disso é que esse é o lugar onde se gera um novo ser humano.

A importância do Músculo Iliopsoas para a nossa saúde, vitalidade e bem-estar emocional:

O psoas é o músculo mais profundo e estabilizador no corpo humano, afetando o equilíbrio estrutural, a amplitude dos movimentos,a mobilidade articular e o funcionamento dos órgãos do abdômem.

É o único músculo que liga a coluna vertebral às pernas. É responsável por nos manter em pé e o que permite levantar as pernas para andar. O Psoas saudável estabiliza a coluna vertebral e proporciona apoio através do tronco, além de formar um bom suporte para os órgãos abdominais.

É um músculo bilateral: Existe o Psoas maior direito e esquerdo, para proporcionar o alinhamento do quadril, e ntão está muito relacionado a problemas da coluna lombar. Quando existe um desequilíbrio surgem problemas com o desalinhamento do quadril e na coluna lombar.

Estudos recentes também consideram o psoas um órgão de percepção composto de tecido bio-inteligente que incorpora literalmente nosso desejo mais profundo de sobreviver e florescer. Ou seja, ele é o mensageiro primário do sistema nervoso central, por isso também é considerado um porta-voz das emoções (“borboletas na barriga”). Isso acontece porque o Psoas está ligado com o diafragma através do tecido conjuntivo ou fáscia, influenciando tanto a respiração, quanto o medo reflexo.

Um estilo de vida acelerado e o estresse geram uma descarga de adrenalina que cronicamente tenciona o Psoas, preparando-nos para correr, entrar em ação ou contrair-se, como forma de nos proteger. Se mantivermos o Psoas constantemente em tensão devido ao estresse, eventualente começarão a encurtar e endurecer. Assim, dificultará a nossa postura e as funções dos órgãos que se localizam no abdômem, resultando em dor nas costas, dor ciática problemas de disco, degeneração do quadril, períodos de menstruações dolorosas ou problemas digestivos.

Além disso, um Psoa tenso envia sinais de voltagem para o sistema nervoso, interfere nos movimentos dos fluidos e afeta a respiração do diafragma. Na verdade, o Psoas está tão intimamente envolvido nas reações físicas e emocionais básicas, que quando está cronicamente estressado, envia constantemente sinais de alerta ao corpo, por isso pode afetar o esgotamento das glândulas suprarrenais e do sistema imunológico. Esta situação é agravada pela maneira de sentar-se ou posições dos nossos hábitos diários, reduzindo nossos movimentos naturais e contraindo ainda mais os músculos.

Um Psoas liberado permite alongar muito mais a parte posterior dos músculos e permite que as pernas e pélvis movam-se com mais facilidade e independência. Melhora a posição da coluna vertebral e de todo tronco, com a consequente repercussão na melhoria das funções dos órgãos abdominais, da respiração e do coração.

 

A energia Vital é influenciada e influencia o músculo Psoas!




Referências:

www.eusemfronteiras.com.br

Escola de Massoterapia Mara Munhoz. Rio Grande - RS

        


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Design & Programação por pattyrocker.