O que é Massoterapia e quais os seus efeitos?

 


A definição genérica de Massoterapia é “o conjunto de toques e manobras exercidas com as mãos e outras partes do corpo ou até com aparelhos específicos, sobre uma ou mais partes do corpo”. Tem finalidades terapêuticas, antiestresse, de relaxamento, estética e esportiva. A massoterapia, além de realizar a manipulação manual dos tecidos moles do corpo, pode também ser desempenhada por movimentos nas articulações, alongamentos e aplicações de argilas, pedras, calor ou frio.

 

A palavra massagem tem a sua origem no idioma árabe (“mass”: tocar, manusear, apalpar), mas também podemos associá-la ao grego “massein”= amassar.

 

De uma maneira mais clara, podemos considerar como a reunião de várias técnicas holísticas (é uma somatória de técnicas milenares e modernas, sempre suaves e naturais, proporcionando harmonia, autoconhecimento, etc.) de origem oriental e ocidental, realizadas por meio de toques, proporcionando uma sensação de bem-estar. Ajuda no conhecimento do próprio psíquico e físico, proporcionando a valorização da respiração, o desenvolvimento de uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio para o dia a dia.

 

O toque é o ato principal da Massagem. Tocar tem por definição, uma ação ou um ato de sentir alguma coisa com a mão, o que leva às sensações. Embora o tato não seja em si uma emoção, suas sensações induzem a várias alterações neuronais, glandulares, musculares e mentais que, combinadas, denominamos emoção.

 

Para a maioria das pessoas, a massagem causa mais efeitos, que só produzir uma sensação agradável na pele. Ela atua sobre os tecidos moles (músculos, tendões e ligamentos), melhorando, dessa forma, o tônus da musculatura.

 

Embora a massagem afete principalmente os músculos logo abaixo da pele, seus benefícios (quando corretamente realizada) podem alcançar as camadas mais profundas dos músculos e possivelmente até os próprios órgãos. A massagem também estimula a circulação do sangue e ajuda o sistema linfático, melhorando a eliminação de toxinas e o metabolismo do organismo.

Outra grande função da massagem é o poder de melhorar o humor das pessoas por aliviar o estresse e fazer com que os clientes sintam-se mais relaxados, melhorando o bem estar geral.

 

Cuidado com afirmações de possíveis milagres ocasionados pela massoterapia. Apesar de promover benefícios à saúde, não há nenhum fundamento científico que sustente que a massoterapia possa curar doenças. A massagem também não aumenta diretamente a força muscular, embora seja eficiente na recuperação da fadiga após exercícios físicos vigorosos.

 

É fundamental ao massoterapeuta: ser consciente de seus limites, ter profundo conhecimento das estruturas afetadas ou que serão trabalhadas, reconhecer sintomas e patologias para realizar um trabalho com segurança e assim obter reconhecimento por suas intervenções. Caso contrário, este profissional pode não só agravar o problema, como causar sequelas.

 

Deve-se ter a responsabilidade de se negar a atender algum paciente, caso identifique que ele necessite da intervenção de algum outro profissional mais indicado.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Design & Programação por pattyrocker.